Ads 468x60px

Pesquise aqui

sábado, 9 de julho de 2011

Conheçe Papercraft?

Olá Ruizumaniacos!! Meu nome é Bruno Lobregat, mas aqui no blog eu sou Klapaucius (Isso lhe soa familiar, né? Então já jogou o 1º The Sims!). Bem, vamos direto ao que interessa, já ouviram falar sobre PAPERCRAFT? Uma breve explicação sobre esta maravilhosa arte que não vemos muito pelo Brasil.
 
 Papercraft é conhecido também como Pepakura, Papertoy, Paper Modeling, "Papertroço"... enfim, é uma arte bem antiga de modelismo, popular entre os japoneses e chineses que já desenvolviam essa arte através de origamis e kaigamis na idade média, construindo modelos em três dimensões com folhas de papel. Saibam que era um hobby muito popular na Europa e nos Estados Unidos no século passado, com o surgimento da internet e por conter muitos modelos "di gratis" sendo compartilhados pela rede mundial. Embora possa ter entrado um tempo no esquecimento, há muitas empresas especializadas que ainda criam modelos para colecionadores (tanques de guerra, aviões, veículos motorizados, etc) e por essa razão este hobby se manteve vivo durante anos.
 

 Quais materiais eu preciso possuir para fazer meu papercraft?

>>Tesoura média, de ponta: Ótima para cortar peças grandes, sem muitos detalhes e com contornos arredondados.
    >>Estilete: Muito importante! Por ser mais maleável e não amassa ou estraga seu modelo na hora de cortar partes detalhadas.
      >>Régua de metal: Para de guiar com o estilete e para ajudar na hora de criar as dobras.
        >>Caneta morta, caneta comum sem tinta ou lapiseira velha: Bom para deixar a marca da dobra, facilitando assim a dobra da peça.
          >>Pinças: Nos modelos mais detalhados, nossos dedos não alcançam certas partes, a peça acaba sendo colada torta... Com a pinça fica mais fácil unir as peças mais difíceis.
            >>Cola branca: Se for aplicada sem excesso e com cuidado, não danifica a tinta da peça, uma dica é usar palito de dente para ‘pincelar’ a cola na peça. A desvantagem da cola branca é manchar a tinta da peça, mas recomendo a utilização dessa, pois quando erramos a peça de lugar e a secagem demora, ainda é possível consertar o erro.
              >>Cola de isopor: Demora muito pra secar, mas não danifica a tinta da peça, além de oferecer mais resistência que a cola branca.
                >>Verniz Acrílico em spray: Dá aquele acabamento, protege sua obra de arte da poeira, maior inimiga do papel. Não recomendo aplicar verniz em papeis muito finos, eles ficam transparentes (digo isso por experiência própria).

                  E qual papel utilizamos?

                  Vamos escolher o papel pela sua gramatura, é o que define peso/espessura do papel. Sulfite em suas diferentes gramaturas, 75g e 90g, que podem ser eventualmente utilizadas para trabalhos delicados, porém as mais úteis são de 120g e 180g. A cartolina também é uma boa escolha, mas tem que ser cortada no tamanho A4 e nem todas impressoras aceitam um papel tão grosso. Papeis de uso especial como o papel cartão, bismark e Kraft em gramaturas acima de 240g , podem ser usados para fazer reforços estruturais internos.

                      Leia a matéria inteira AQUI, pois encontrarão dicas úteis e a história mais completa.

                  Recomendo estes sites para vocês, e lembrem-se, torne do papercraft um hobby e não obcesão!
                  Existem muito mais! Mas esses são meus preferidos ;)
                    
                   Dica: Não tem como eu explicar um geito de montar seus modelos, assim como ninguém me ensinou como montar, as técnicas nós adquirimos sózinhos e com a experiência, tenha muita paciência pois a pressa é inimiga da perfeição! Se errar, tente denovo, nunca desista.






                  Este artigo merece um selo 'Me Gusta' de qualidade, fala sério!!!

                  0 comentários:

                  Postar um comentário

                  Curtam isso ^-^v

                  Loading